Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção e Olaria no Estado de Minas Gerais

Conformidade

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A importância da Certificação


A certificação de um produto é um processo de avaliação da conformidade que consiste em atestar que o produto atende a requisitos mínimos pré-definidos em normas, especificação ou regulamentos técnicos, nacional ou internacional. Esta avaliação da conformidade significa afirmar que foi implementado um processo sistematizado, com regras pré-estabelecidas e devidamente acompanhado, que propicia um adequado grau de confiança, com o menor custo possível para a sociedade. O perfil do mercado, cada vez mais exigente por qualidade e novas tecnologias, força o setor a organizar-se para enfrentar a concorrência cada vez mais competitiva.

Ferramenta de Competitividade

O PSQ (Programa Setorial da Qualidade) é uma ferramenta que auxilia as empresas a enquadrarem blocos e telhas cerâmicos e processos de acordo com as mudanças competitivas e tem papel importante para que as empresas se tornem referência e fomentem a qualidade.

O Programa ajuda as empresas a entenderem o que se passa internamente, orienta sobre como tratar os processos, trabalhando a melhoria contínua da qualidade. Com o PSQ a empresa reduz perdas no processo produtivo, aumenta a produtividade, conquista e mantem mercado, passando a ser apontada como opção qualificada de compra.

No âmbito da indústria de cerâmica vermelha, a ANICER (Associação Nacional da Cerâmica) é a entidade mantenedora, responsável pela implementação, gerenciamento e manutenção dos PSQs de Blocos e Telhas Cerâmicas.

A certificação é fundamental para as organizações que desejam obter destaque no cenário nacional e internacional, pois há uma preocupação com a adequação a determinada norma, especificação ou regulamento.

Porém, estar em Conformidade às normas implica em uma grande mudança cultural dentro da organização, sendo fundamental e necessário a participação das pessoas / colaboradores da empresa.

Combate à Não Conformidade!

Um produto cerâmico não conforme é aquele que não atende a, pelo menos, um requisito normativo. Nos PSQs são avaliados os itens dimensionais conforme o anexo A da ABNT NBR 15.270-1 e 2 para Blocos Cerâmicos e o anexo A da ABNT NBR 15.310 para Telhas Cerâmicas”.

Dispositivos legais exigem a qualificação no Programa de Qualidade Setorial, mas mercado ainda apresenta um cenário desfavorável. Com a finalidade de melhoria da qualidade das habitações e a modernização produtiva, o Ministério das Cidades desenvolve o PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, com o envolvimento de toda cadeia produtiva da construção.

As ações de combate à não conformidade consistem em coletar amostras nas revendas e levá-las para realização de ensaios nos laboratórios participantes do programa, onde é verificado o grau de conformidade e apresentado em forma de relatório.

O objetivo é incentivar a legalidade e conformidade do material, inibir a concorrência desleal, criar uma cultura de venda técnica e orientar o consumidor final informando que os produtos possuem padrões específicos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como as portarias do INMETRO nº 558/2013 para blocos cerâmicos (tijolos) e nº 005/2013 (para telhas).

As ações para combater a não conformidade intencional nas revendas deve ser específica e dirigida evitando que o consumidor seja prejudicado pela compra de material fora das normas de controle e com baixa qualidade, livrando-o de prejuízos e problemas muitas vezes graves em sua obra.

Importância, Vantagens e Benefícios da Certificação:

  • Garantia que o produto atende às normas vigentes no país;
  • Redução das perdas no processo produtivo e melhoria de sua gestão;
  • Mobilização de pessoas em torno de um objetivo comum;
  • Oportunidade para alavancar a imagem da empresa;
  • Diferenciação dos produtos em relação a seus concorrentes;
  • Maior credibilidade e competitividade dos produtos e do setor junto à sociedade;
  • Aumento da satisfação dos clientes.


A Certificação cria um diferencial competitivo frente aos concorrentes.